A mochila é a companheira do explorador e com ela se estabelece uma relação de amor e ódio, dependendo de como for montada e o peso a ser levado. No comércio podem-se encontrar vários modelos e tipos; escolha a que seja mais cômoda. É fundamental que tenha uma capacidade adequada às atividades habituais da tropa, e boa quantidade de bolsos e de divisões. Que seja impermeável é um fator importante, mas não determinante; as de lona podem ser protegidas com uma bolsa plástica.
Característica de uma boa mochila
Existe grande variedade de mochilas no comércio. Escolher a mais adequada depende do uso que você quer dar e de quanto dinheiro pode gastar. Por isso, no momento de escolher uma mochila você tem que ter em conta estas recomendações:
Tecido
Não se deixe enganar pelo aspecto externo de uma mochila. Dê uma olhada no tecido, preste atenção que não tenha raspões, rasgos, furos ou outras falhas. É melhor se puder comprar uma mochila com tecido impermeável, porém não se preocupe com isso se o dinheiro for pouco, porque poderá proteger suas coisas com sacos plásticos.
Comodidade
Uma boa mochila deve distribuir eficazmente o peso ao longo dos ombros, das costas e do quadril. Ao carregá-la deve sentir-se cômodo, como se ela fosse parte de teu corpo.
Capacidade
Escolha um tamanho de mochila proporcional a seu peso e estatura. De nada servirá uma mochila com capacidade para um peso que não poderá carregar. Os ortopedistas recomendam que na sua idade, o peso de uma mochila carregada corresponda a no máximo 15 por cento de seu peso corporal.
Você sabia que a capacidade das mochilas se mede em litros? Descubra o porquê e compartilhe com sua patrulha!
Costuras e zíperes
Observe que os zíperes e as costuras sejam fortes, bem herméticos e parelhos. Caso descosture ou rasgue sua mochila durante uma atividade, pode lhe trazer muitos inconvenientes e a seus companheiros.
Correias e alças
São os elementos os quais se une a mochila a seu corpo. De sua comodidade e modelo depende em grande parte que a mochila seja confortável. As correias devem ser largas e acolchoadas na parte interna e um tanto mais rígida em sua parte externa.
Modelos
Existem no mercado modelos de mochilas que têm em conta a anatomia feminina e masculina, ou seja, mochilas pensadas para serem usadas por mulheres e mochilas para homens. Considere isso no momento de comprar uma. O ideal é contar com duas mochilas de diferentes tamanhos, uma maior para grandes acampamentos e outra menor para excursões e saídas curtas.
Arrumando a mochila
Antes de arrumar a mochila, reúna todo o material que será levado e agrupe-os segundo sua relação, para acondicioná-los em sacos plásticos. Considere a mochila como um recipiente de sacolas e não como uma bolsa de objetos. Ao ensacar o material pode-se classificá-lo, ordená-lo segundo o uso, o que permitirá encontrar rapidamente os objetos.
No interior da mochila, coloque o material macio contra as costas, que ajudarão a protegê-la. O material leve e todo aquele que não será usado imediatamente, deverá ir para o fundo da mochila. Os objetos pesados, perto das costas. Nos bolsos externos, o material de apoio e de uso contínuo. Não deixes neles coisas delicadas ou de muito valor; em geral, esses bolsos sofrem frequentemente batidas e esbarrões. Além disso, sempre coloque na parte superior o material para chuva.
A mochila não pode levar mais de 15% do seu peso e todo o material deve estar bem seguro e não fazer barulho ao caminhar. Por isso mesmo, é recomendável montar e desmontar a mochila quantas vezes seja necessário, até conseguir que esta se assente e fique compacta. Como teste, experimente colocar a mochila nas costas e dê alguns pulinhos. Se nada cair e se não escutar barulho de objetos soltos, parabéns! Sua mochila deve estar bem montada. Mas, o teste real será caminhando!