Ramo Lobinho

Idade: de 6,5 a 10 anos.

Aprendemos muito sobre a vida em meio à natureza, a viver em grupo e desenvolvemos nossa socialização. “O Livro da Jângal” (disponível em nossa página de downloads), que retrata as aventuras de Mowgli, o menino lobo, é o marco simbólico que inspira a organização do Ramo Lobinho.

Juntos, formamos uma alcateia, que é dividida em pequenos grupos chamados matilhas. Cada matilha tem de quatro a seis lobinhos, entre meninos e meninas, com os quais compartilhamos as atividades durante todo o período em que ficamos nesse Ramo.

Com esses amigos, fazemos jogos, brincadeiras, vivemos aventuras, aprendemos sobre a importância da boa ação diária e ainda somos incentivados a fazer sempre o nosso Melhor Possível, que é o lema dos Lobinhos.

Antes que possamos completar 11 anos somos encaminhados para o Ramo Escoteiro. Nesse período, é feita uma Cerimônia de Passagem, para que possamos nos despedir da alcateia.

Ênfase Educativa

Especialmente concebido para atender às necessidades de desenvolvimento de crianças de ambos os sexos, na faixa etária compreendida entre seis anos e meio e dez anos, o Programa Educativo aplicado ao Ramo Lobinho concentra sua ênfase educativa no processo de socialização da criança.

O marco simbólico que se oferece aos meninos e meninas do Ramo Lobinho está associado a obra do escritor Rudyard Kipling – “O Livro da Jângal”, especialmente as aventuras de Mowgli, O Meninolobo.

A organização e o Programa Educativo para o Ramo Lobinho encontram-se neste POR, no Manual do Escotista – Ramo Lobinho, nos Guias do Caminho da Jângal e em outras publicações oficiais da União dos Escoteiros do Brasil que tratem do assunto.

Temos nossa própria lei, a Lei do Lobinho, que traz cinco artigos:

  • O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos;
  • O Lobinho pensa primeiro no outros;
  • O Lobinho abre os olhos e os ouvidos;
  • O lobinho é limpo e está sempre alegre;
  • O Lobinho diz sempre a verdade.

Promessa de Lobinho

A Promessa é um compromisso que todos os lobinhos assumem de viver de acordo com a Lei do Lobinho. Ela diz o seguinte:

Prometo fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria, obedecer à Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma Boa Ação.

Lema dos Lobinhos

O lema do Ramo Lobinho é “Melhor Possível”.

Uniforme dos Lobinhos

O uniforme é de uso obrigatório. No Ramo Lobinho, utiliza-se o seguinte modelo:

Matrícula

Caso a proposta educativa para os jovens tenha feito sentido para você, acesse o link a seguir para saber como ocorre o processo de matrícula:

➜ Clique aqui, para conhecer